terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Porque cristão sempre arruma pretexto do contexto?

O contexto é sempre muito importante, em qualquer coisa, que você vai ler, ilustrar, apresentar, você tem que mostrar um contexto, e pra mostrar o contexto é preciso, entender um pouco sobre exegese sobre bíblia, um pouco sobre a cultura, eu pegar um texto e isolar ele, eu crio o pretexto que eu quiser, nem precisa ser a bíblia, pegue um livro qualquer e pegue uma frase chave, e isole ela, pegue um livro com 1500 páginas, e encontre uma frase que diz, "Se mate" , depois disso você pode arrumar o pretexto isolando essa frase e dizer que o livro faz apologia ao suicídio, assim são todos os livros, se você pegar um trecho do livro e ignorar todo resto, você vai criar qualquer desculpa, ou qualquer pretexto que faça os outros pensarem que aquele livro é "homofóbico,racista,
preconceituoso" é por isso que o contexto de um livro é tão importante, é por isso que sempre digo, tem que analisar um contexto antes de criar um "pré- conceito"
O QUE, QUE É UM PRÉ CONCEITO?
Conceito ainda não concretizado sobre algo ou alguém, é isso que muitas pessoas tem, ao dar de cara, com uma coisa que não conhece, muitas vezes por ignorância, ou por falta de conhecimento, ou ambos os motivos
É por isso que a pessoa não pode ser fundamentalista, a ponto de pegar a bíblia, e levar sempre no sentido literal, não estou dizendo que a bíblia não é verdadeira, ou que ela não deve ser levada a sério, o que estou dizendo é que antes de você tomar uma, ou formar um conceito pré determinado, você deve em primeiro lugar analisar o contexto, e estudar a cultura, pra você não achar que a bíblia está cheia de contradições, você tem que sempre analisar a cultura de uma nação
E os neo ateus militantes de internet, sempre tem o velho costume de isolar textos, pra dizer que "Deus não existe mas mesmo assim ele é mau, ele é homofóbico, racista, preconceituoso", isso é desculpa ridícula de NEO ateu pra não acreditar em Deus, nunca devemos dar ouvidos a essas pessoas antes de estudar, devemos estudar primeiro, ler, e aprender antes de se quer se meter com essa gente perversa que não sabe o que fala! É importantíssimo, ler e estudar, mas também nunca devemos esquecer de orar, para que assim se conclua um bom estudo, e uma boa análise textual

I Tessalonicenses 5:17
"Orai sem cessar." Devemos orar sem cessar a todo momento, para que Deus nos de o discernimento através do Espírito Santo, pois a única maneira de se comprender algo é estudando, não tem como eu querer saber e analisar o contexto sem estudar, precisa estudar antes de dizer absurdos, como os neo ateístas dizem
A mesma coisa, funciona com a bíblia, se eu for fundamentalista pegar um versículo e isolar, eu crio heresias das mais imensas!Imagine que exista alguém depressivo, que está prestes a se suicidar mas antes  quer ler a bíblia, e ter uma "resposta divina" , aí a pessoa pega e cai justo em um versículo onde diz, vá e faça, depois disso alguém pode até se matar, por ser fundamentalista de ficar isolando versículos, muitos podem perguntar, mas se eu não posso isolar versículos, porque você pode, isolar pra dizer que "Deus é isso ou aquilo"?
Eu antes de tomar uma decisão e um conceito, eu leio vários capítulos, e vários versículos antes de eu "isolar algo" e jamais isolo algo, mostrando um único versículo pra provar que Deus é "assim ou assado" , eu tenho como base vários versículos antes de tomar algo por conceito, seria muita desonestidade minha, eu pegar e dizer também, que Deus é bom porque eu vi isso em um único versículo, então eu me baseio em vários veículos pra dizer "quem Deus é", a bíblia é toda verdade, e toda palavra, nela você encontra resposta pra centenas e milhares de coisas, a bíblia ela sendo um livro instruído por Deus, contém toda a verdade, e com ela você pode sair da prisão espiritual, que te prende em tudo que te faça mau, ou que não seja compressível aos teus olhos, então antes de você falar "olha a desculpa do contexto" saiba que o contexto não é uma desculpa, o contexto ele serve pra dar sentido ao texto, pois sem contexto não há texto, então não diga que isso é uma desculpa pois não é, o contexto serve pra valorizar algo, e mostrar que você não pode tomar uma pré determinação ou um pré conceito antes de entender o que o texto quer nos passar!
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
JOÃO 8:32