segunda-feira, 26 de junho de 2017

Porque Deus não pune o pecador na mesma hora?


Deus seria perfeitamente justo se ele castigasse o pecador  na hora, mas ele escolhe ser paciente. A longanimidade de Deus é vista nos dias de Noé, dando tempo para os homens se arrependerem :

I Pedro 3:20
"Quando Deus aguardava com paciência, enquanto se edificava a arca, na qual poucas pessoas, isto é, apenas oito se salvaram através da água."

Na época de Neemias, o povo reconheceu que Deus tinha sido muito paciente com seus antepassados :

Neemias 9:28-30
[28]Mas, assim que voltou a segurança, recomeçaram a fazer o mal diante de vós, e os abandonastes às mãos dos seus inimigos, que os tiranizaram. Mas clamaram de novo a vós, e vós, do alto do céu, os atendestes; assim é que a vossa grande misericórdia operou inúmeras vezes a sua libertação.
[29]Vós os conjurastes a voltar à vossa lei, mas eles, em sua arrogância, não escutavam vossas objurgações, transgrediam vossas ordens, que dão a vida ao homem que as observa; nada mais mostraram que ombros rebeldes, cerviz altiva e ouvidos surdos.
[30]Vossa paciência para com eles durou muitos anos; vós lhes fazíeis admoestações pela inspiração de vosso espírito, que animava os vossos profetas. Então, finalmente, como não vos escutassem, vós os entregastes às mãos dos povos de outras terras."


Podemos ver essa mesma longanimidade em nossas vidas, se Deus castigasse cada pessoa no momento de cada pecado, o que teria acontecido conosco? Eu não estaria vivo para escrever esse artigo e quem estaria aqui na terra para lê-lo?
Deus demorou em castigar o povo desobediente de Israel para manter a honra do próprio nome: "Por amor do meu nome, retardarei a minha ira e por causa da minha honra conterei para contigo , para que te não venha a exterminar" (Isaías 48:9). Se Deus tivesse praticado a justiça na hora, a primeira vez que Israel pecou, ele nunca teria cumprido a promessa de oferece salvação pra todos nós através do descendente de Abraão

Gênesis 12:3
"Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti.”

No Novo Testamento Paulo usa a palavra longanimidade para descrever essa demora em castigar. Ele diz em :


Romanos 9:22-26
[22](Onde, então, está a injustiça) em ter Deus, para mostrar a sua ira e manifestar o seu poder, suportado com muita paciência os objetos de ira preparados para a perdição,
[23]mostrando as riquezas da sua glória para com os objetos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória?
[24](Esses somos nós, que ele chamou não só dentre os judeus, mas também dentre os pagãos.) É o que ele diz em Oséias:
[25]Chamarei meu povo ao que não era meu povo, e amada a que não era amada.
[26]E no lugar mesmo em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, ali serão chamados filhos de Deus vivo (Os 2,1).

A justiça aplicada sem longanimidade teria resultado na condenação  de todos, até de nós! Deus temporariamente poupou um povo para salvar muitos outros.

A gente as vezes tem costume de julgar os outros e isso não pode acontecer, a gente olha um caso na televisão ou em qualquer meio de comunicação, de um "homem que matou outro, ou de um ladrão que roubou uma grande quantia em dinheiro a gente já costuma falar, este homem vai pros quinto dos infernos" é errado julgar os outros , é errado pois do mesmo jeito que seu semelhante pecou você também pecou, o nosso problema é achar que existe "pecadinho e pecadão", e isso não existe, pecado é pecado, não existe pecado mais grave é pecado menos grave, não existe balança pra pesar pecados, todos pecados são graves, todas as transgressões prejudicam a Deus, pois a cada vez que a gente comete um pecado Deus se entristece, então não podemos querer justiça sem misericórdia, se somos julgados da mesma maneira por Deus, lembre-se

Mateus 7:1-2
[1]Não julgueis, e não sereis julgados.
[2]Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos.

Ninguém é merecedor, pois todos nós se desviamos do caminho de Deus "todos pecaram"

"Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus."
Romanos 3:22-24


Lendo isso a gente pode pensar que no céu terá vários assassinos, estupradores, e gente má, mas isso não é verdade, pois todo aquele que se entrega a Jesus não pode ter essas atitudes, quem aceita Jesus tem que se renovar e abandonar essa velha vida que existia antes da conversão a Jesus Cristo

Paulo era blasfemador  (1 Timóteo 1:13), Moisés um assassino (Êxodo 2:11-12), Pedro um traidor (Marcos 14:67-72). Imagine se Deus não tivesse misericórdia deles? Hoje não existiriam sendo assim nem a palavra conheceríamos, Deus tem misericórdia das pessoas e da tempo suficiente para que as pessoas se arrependam e se voltem a Deus

"Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?
Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete."
Mateus 18:21-22


Logo você pode pensar, "ah não mas meu irmão não merece..."    você também não merece, você não está recebendo o céu e misericórdia, porque você não é pecador, você não está recebendo o céu porque você é bonzinho, você está recebendo o céu por graça, sendo um favor não merecido, nenhum de nós merece o céu, pois todos nós somos pecadores


Apocalipse 5:2-5
[2]Vi então um anjo vigoroso, que clamava em alta voz: Quem é digno de abrir o livro e desatar os seus selos?
[3]Mas ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro ou examiná-lo.
[4]Eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro e examiná-lo.
[5]Então um dos Anciãos me falou: Não chores! O Leão da tribo de Judá, o descendente de Davi achou meio de abrir o livro e os sete selos.


Ninguém é digno a não ser Deus, a não ser Jesus, por isso não podemos desejar justiça sem misericórdia, pois Deus tem misericórdia de nós, antes de Deus nos julgar ele tem misericórdia, então porque você deseja que seu irmão seja julgado sem misericórdia se você foi julgado com ela?

Mateus 7:3-5
[3]Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu?
[4]Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu?
[5]Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão.

Deus ele pode ter muita paciência com as pessoas mas a promessa de Deus é uma esperança, é uma garantia que temos pelo meio da fé  (Hb 1:1)

"E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."
Apocalipse 21:4
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
JOÃO 8:32