domingo, 10 de setembro de 2017

7 perguntas respondidas sobre o livro de Samuel





1) COMO DEUS PODE SER BOM MATANDO INOCENTES?


1 SAMUEL 15:2-3 - Por que Deus destruiu os amalequitas?


PROBLEMA: Deus é caracterizado na Bíblia como um Deus de misericórdia e compaixão perdoando graciosamente aqueles que se voltam a ele (Sl 94:18-19; Lm 3:22; Tg 5:11; 2 Pe 3:9).Num gritante contraste, 1 Samuel 15:2-3 nos informa de que Deus, aparentemente sem misericórdia alguma, ordenou a morte de amalequitas inocentes -homens, mulheres e crianças. Por quê?


SOLUÇÃO: Os amalequitas estavam longe de ser inocentes. De fato, eles eram totalmente
depravados, além do que desejavam destruir Israel (v. 2), que era o povo escolhido de Deus, o canal de seus planos redentores para toda a humanidade (Gn 12:1-3). A destruição deles se fazia necessária pela gravidade do seu pecado. Em caso contrário, algum remanescente de coração endurecido poderia surgir e retomar a sua odiosa disposição contra o povo e os planos de Deus. Quanto à questão das crianças inocentes, algumas observações são relevantes. Primeiro,todos nós nascemos em pecado (Sl 51:5) e merecemos a morte (Rm 5:12). Um dia, todos seremos tomados por Deus através da morte - é apenas uma questão de tempo (Hb 9:27). Segundo, Deus é soberano sobre a vida e reserva para si o direito de tomá-la quando quiser (Dt 32:39; Jó 1:21).
Terceiro, todas as crianças que morrem antes da idade da responsabilidade são salvas (veja oscomentários de 2 Sm 12:23). Portanto, o ato pelo qual Deus tirou a vida das crianças está longe de ser um ato caracterizado por falta de misericórdia



2) DEUS COMPELIU SAUL A MENTIR?



1 SAMUEL 16:1 - Deus compeliu Samuel a mentir?


PROBLEMA: Abraão recebeu o juízo de Deus por dizer uma meia-verdade, declarando que Sara era sua irmã (ela era sua meia-irmã), quando na realidade era sua mulher.
Entretanto, em 1 Samuel 16:1 Deus de fato compele Samuel a dizer apenas a metade da verdade, ou seja, que ele viera para oferecer um sacrifício, quando ele tinha vindo também para ungir Davi como rei. Dois problemas surgem aqui. Primeiro, Deus não estaria
incentivando uma mentira? Segundo, por que Deus condenou Abraão pela mesma coisa que ele mandou Samuel fazer?


SOLUÇÃO: O que primeiro temos a observar em resposta a este problema é que as duas situações não são iguais. No caso de Abraão, a assim chamada "meia-verdade" era uma mentira por inteiro,porque a pergunta que lhe fizeram foi: "Sara é sua mulher?" E a resposta que ele realmente deu foi:
"Não. Ela é minha irmã". Com esta resposta, Abraão distorceu intencionalmente os fatos da
situação, o que é uma mentira.
O caso de Samuel foi diferente. A pergunta que lhe fizeram foi: "Por que você veio a
Belém?" E sua resposta: "Vim para sacrificar ao Senhor" (1 Sm 16:2). Isto era verdade no que diz respeito aos fatos, ou seja, ele estava ali por aquele motivo, e foi isso que ele fez. O fato de que ele tinha outro propósito na sua ida àquele lugar não está diretamente relacionado com a pergunta que lhe foi feita nem com a resposta que ele deu, como no caso de Abraão. E claro que, se lhe tivessem perguntado: "Você tem algum outro propósito nesta sua vinda aqui?", então ele teria tido que render-se à verdade. Se em resposta ele dissesse: "Não", isso seria uma falsidade. Em segundo lugar, a dissimulação e o engano não são a mesma coisa. Samuel certamente encobriu um dos propósitos da sua missão para assim salvar a sua vida (1 Sm 16:2). Nem sempre é necessário (e até mesmo possível) dizer toda a verdade. O fato de Deus ter dito a Samuel que ocultasse para um dos propósitos da sua visita, para evitar que o matassem, não quer dizer necessariamente que ele tivesse de mentir. Não contar uma parte da verdade e contar uma inverdade
não são necessariamente a mesma coisa. Segredo e ocultação não são o mesmo que engano e
falsidade.


3) DAVI E JONATAS ERAM GAYS?


1 SAMUEL 18:1-4- Davi e Jônatas eram homossexuais?


PROBLEMA: As Escrituras registram o intenso amor que Davi e Jônatas tinham um pelo outro. Há quem tenha dito que isso é uma indicação de que eles eram homossexuais. Isso é deduzido a partir do fato de que está escrito que "Jônatas o amava" (18:3); que Jônatas se despia na frente de Davi (18:4); também que eles "beijaram-se um ao outro" com grande emoção (20:41). Os que alegam isso dizem ainda que as tendências homossexuais de Davi podem ser inferidas pelo fato de ele não ter muito sucesso em seus relacionamentos com mulheres. A conclusão tirada desses textos
é válida?


SOLUÇÃO: Não há indicação alguma nas Escrituras de que Davi e Jônatas tenham sido
homossexuais. Pelo contrário, há uma forte evidência de que não eram. Antes de mais nada, aatração de Davi por Bate-Seba (2 Sm 11) revela que sua orientação sexual era heterossexual, não homossexual. Com efeito, a julgar pelo número de mulheres que Davi teve, ele parecia ser heterossexual até demais.
Depois, o "amor" de Davi por Jônatas não era o amor sexual (erótico), mas sim o amor da
amizade (o amor "phileo"). É comum nas culturas orientais homens heterossexuais expressarem amor e afeição um para com o outro.
Ainda, Jônatas não se despiu completamente na presença de Davi. O texto diz que ele apenas tirou a armadura e a capa que vestia (1 Sm 18:4) para dá-las a Davi, como um símbolo de seu profundo respeito e compromisso com ele.
Podemos acrescentar também que o "beijo" era uma forma usual de os homens se cumprimentarem naqueles dias. E ainda, o fato de eles se cumprimentarem beijando-se um ao outro (1 Sm 20:41) é descrito dois capítulos e meio depois daquele que relata que Jônatas deu a capa e a armadura a Davi. Finalmente, a emoção que expressaram foi o choro, e não o orgasmo. O texto diz: "beijaram-
se um ao outro e choraram juntos, Davi, porém, muito mais" (1 Sm 20:41).


4) SE DEUS É BOM PORQUE ENVIOU UM ESPÍRITO MALIGNO SOBRE SAUL?


1 SAMUEL 18:10 - Como Deus, sendo bom, poderia enviar um espírito maligno a Saul?
PROBLEMA: De acordo com esta passagem, "um espírito maligno" ("Atormentador" —BV) veio sobre Saul, que entrava numa "crise de raiva em sua casa", e então procurava matar Davi com sua lança. Entretanto, o versículo afirma claramente que o espírito tinha vindo "da parte de Deus".Como um Deus bom poderia enviar um espírito maligno para atormentar Saul?


SOLUÇÃO: Por ser Deus absolutamente soberano, as ações de qualquer espírito maligno estariam sujeitas à autoridade dele. Portanto, foi sob a permissão sua que o espírito atormentou Saul. Este havia rejeitado a Deus, e o Senhor o rejeitara como rei. Deus tinha uma razão especial para permitir
que aquele espírito incitasse a agir contra Davi. Ao tentar matá-lo, o rei percebeu que o Senhor estava com Davi. Por fazê-lo ir à guerra contra os filisteus, Saul inadvertidamente fez com que a popularidade de Davi crescesse entre o povo, o que apressou sua própria queda. O envio do espírito maligno sobre Saul é semelhante ao caso de Jó, em que Deus permitiu que Satanás fosse afligi-lo
com todos aqueles males. O Senhor permite o mal, mas sempre o usa para realizar seus bons
propósitos.



5) QUANTOS CAVALEIROS?


2 SAMUEL 8:4 - Davi capturou 1.700 cavaleiros, ou foram 7.000 como diz 1 Crônicas 18:4?


PROBLEMA: Depois que Davi venceu Hadadezer, fez muitos prisioneiros no exército vencido. De acordo com 2 Samuel 8:4, Davi capturou "mil e setecentos cavaleiros" (a palavra "carros", que foi acrescentada em algumas traduções, não consta no texto hebraico). Entretanto, a passagem de 1
Crônicas 18:4 afirma que Davi capturou 7.000 cavaleiros. Qual é o número correto?


SOLUÇÃO: Trata se, sem duvida, de um erro de copista. Provavelmente um dos copistas mais
antigos tenha inadvertidamente omitido a palavra "carros", que encontramos em algumas traduções.Isso, por sua vez, criou um problema para um copista posterior, que reconheceu não ser correto no hebraico escrever "um mil e sete mil cavaleiros", reduzindo então, por sua conta o segundo "mil" a "centenas", o que resultou em "mil e setecentos", redação que encontramos em 2 Samuel 8:4. Provavelmente a passagem de 1 Crônicas mantém o número correto.



6) COMO DEUS PODE SER BOM MATANDO O FILHO DE DAVI?


2 SAMUEL 12:15-23 - Como poderia um Deus amoroso tomar a vida do filho de Davi, por
causa do pecado deste?


PROBLEMA: Em decorrência do pecado de Davi com Bate-Seba, a vida da criança que ela gerou de Davi foi tomada. De acordo com 2 Samuel 12:15, foi o Senhor que a feriu com uma enfermidade, de forma que veio ela a morrer. Como um Deus amoroso poderia então cometer tal ato?


SOLUÇÃO: Tirar a vida daquela criança não foi um juízo sobre ela, mas sobre Davi. A Palavra de Deus assegura-nos que a morte não é o fim, Esta passagem, em particular, indica que aquele filho de Davi foi levado ao céu pela sua morte (veja os comentários de 2 Samuel 12:23), Com isso, a criança provavelmente foi poupada de uma vida de tristezas e de problemas, por ser bastarda,nascida de um relacionamento ilícito de Davi com Bale Seba,
A fé de Davi num Deus todo amoroso e ilustrada claramente nos versículos 22 e 23.
Enquanto a criança estava viva, Davi jejuou e chorou na esperança de que Deus graciosamente permitisse que ela vivesse. Entretanto, quando a criança morreu Davi confiou na bondade de Deus para leva-lá com ele ao céu, crendo que um dia ali se reuniriam.



7) NÚMEROS CONTRADITÓRIOS?

2 SAMUEL 24:9 - Por que é diferente o número de homens registrado em 2 Samuel 24:9 em
relação a 1 Crônicas 21:5-6?


PROBLEMA: Quando Davi foi incitado a levantar o censo do povo de Israel e Judá, ele designou Joabe para essa tarefa. De acordo com o relato de 2 Samuel 24:9, o número de homens valorosos em Israel era 800.000 e em Judá, 500.000. Entretanto, de acordo com 1 Crônicas 21:5-6, o número de homens que puxavam da espada em Israel era 1.100.000 e em Judá, 470.000. Quais são os
números corretos?


SOLUÇÃO: Esta discrepância decorre do fato de quem se incluía em cada relato. No registro de 2 Samuel, o número de homens valorosos que puxavam da espada era 800.000, mas este número não incluía o exército permanente de 288.000 descrito em 1 Crônicas 27:1-15, nem os 12.000 que tinham sido especificamente destacados para Jerusalém, referidos em 2 Crônicas 1:14. Incluindo-se estas parcelas, chega-se ao total de 1.100.000 homens valorosos, que constituíam o exército total de
homens em Israel.
O número de 470.000 citado em 1 Crônicas 21 não incluía 30.000 homens do exército
permanente de Judá mencionado em 2 Samuel 6:1. Isso é evidente pelo fato de que o autor de
Crônicas menciona que Joabe não tinha completado a contagem dos homens de Judá (1 Cr 21:6).Assim, todos os números estão corretos, de acordo com os grupos que foram neles incluídos ou deles excluídos em cada relatório.


Fonte: Livro Manual Popular - Duvidas, Enigmas E Contr. Biblia de Norman Geisler

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