domingo, 10 de setembro de 2017

5 Perguntas respondidas sobre o livro de Josué e Juízes



1) COMO PODE A DESTRUIÇÃO DE JERICÓ SER MORALMENTE JUSTIFICADA?



JOSUÉ 6:21 - Como pode a total destruição de Jericó ser moralmente justificada?


PROBLEMA: Esta passagem afirma: "Tudo quanto na cidade havia destruíram totalmente ao fio de espada, assim o homem como a mulher, assim o menino como o velho, também o boi, as ovelhas e o jumento". Mas como se pode justificar uma destruição tão cruel de vidas inocentes e de propriedades?


SOLUÇÃO: Primeiro, os cananeus não eram nada "inocentes". A descrição de seus pecados em Levítico 18 é impressionante: "E a terra se contaminou; e eu visitei nela a sua iniqüidade, e ela vomitou os seus moradores" (v. 25). Eles estavam totalmente perdidos em sua imoralidade, "contaminados" com todo tipo de "abominações", até mesmo com o sacrifício de crianças (vv. 21,24, 26).Segundo, não podemos esquecer que Deus tinha dado ao povo da Palestina mais de 400 anos para que se arrependesse de sua impiedade. Ele teve toda oportunidade de se converter de sua iniqüidade. De acordo com Gênesis 15:16, Deus disse a Abraão que em 400 anos os seus
descendentes voltariam para herdar aquela terra, mas que a iniqüidade do povo ainda não se havia completado. Essa afirmação profética indica que Deus não destruiria o povo daquela terra, inclusive os que moravam em Jericó, até que seus pecados os fizessem merecedores de uma completa destruição como juízo de Deus.
Terceiro, quanto à matança de crianças, convém observar o seguinte:

 (1) Dado o estado canceroso
da sociedade em que nasceram, elas não tinham chance alguma de evitar sua fatal contaminação. 

(2) As crianças que morrem antes da idade em que já são responsáveis vão para o céu (veja os
comentários de 2 Sm 12:23). Foi um ato da misericórdia de Deus, tomá-las de um ambiente tão pervertido para sua santa presença. 

(3) Deus é soberano sobre a vida (Dt 32:39; Jó 1:21) e pode determinar o fim dela de acordo com a sua vontade e tendo em vista o bem final da criatura.

Quarto, Josué e o povo de Israel estavam agindo de acordo com o comando direto de Deus não sob sua própria iniciativa. A destruição de Jericó foi realizada pelo exército de Israel, que foi usado pelo justo Juiz de toda a terra como instrumento de juízo sobre os pecados daqueles povos. Conseqüentemente, quem quer que questione a justiça desse ato está na verdade questionando a justiça de Deus. Quinto, era necessário exterminar completamente a cidade e o seu povo, sem deixar nada de fora. Se alguma coisa tivesse permanecido, exceto o que foi levado à casa do tesouro do Senhor, sempre haveria a ameaça de uma influência pagã para fazer o povo desviar-se da adoração pura ao Senhor. Às vezes, uma cirurgia radical é necessária para exterminar completamente um câncer mortal do corpo de uma pessoa.



2) O SOL PAROU?



JOSUÉ 10:12-14 - Como poderia o sol ficar parado durante um dia inteiro?


PROBLEMA: Durante a batalha com os reis da terra, Deus deu a Israel o poder de vencer seus
inimigos. Como os exércitos dos povos da terra fugiam de Israel, Josué foi até o Senhor, pedindo- lhe que fizesse com que o sol permanecesse parado de forma que assim eles pudessem ter luz do dia suficiente para completar a destruição de seus inimigos. Mas como o sol poderia ficar parado no céu
por um dia inteiro?


SOLUÇÃO: Primeiro, não é necessário concluir que a rotação da terra tenha ficado totalmente
parada. O versículo 13 estabelece que o sol "não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro". Isto pode indicar que a rotação da terra não parou completamente, mas que foi retardada a uma velocidade tal que o sol não se pôs senão depois de quase um dia inteiro. Ou é possível que Deus tenha feito com que a luz do sol se refletisse por meio de algum "espelho" cósmico, de forma que isso resultasse num dia bem mais longo. Mesmo que a rotação da terra tenha parado totalmente, temos de lembrar que Deus não é
capaz apenas de interromper a rotação da terra por um dia todo, como também de anular quaisquer possíveis efeitos catastróficos que eventualmente disso resultassem. Embora não seja necessário nem mesmo que saibamos como foi que Deus fez acontecer tal evento miraculoso, o fato é que sabemos que Ele fez isso. Finalmente, a Bíblia emprega uma linguagem comum, referindo-se às coisas como um observador as descreveria. Assim, na realidade não foi o sol que parou; foi isso, porém, o que aparentou a quem tenha observado o evento.




>>>JUÍZES<<<


1) OS CANANEUS FORAM DESTRUÍDOS OU SUBJUGADOS?


JUÍZES 1:28 - Os cananeus foram destruídos ou simplesmente subjugados?


PROBLEMA: Josué 10:40 declara: "Assim feriu Josué toda aquela terra... destruiu a tudo o que
tinha fôlego, sem deixar nem sequer um, como ordenara o Senhor Deus de Israel". Mas logo depois, quando o povo ocupou a terra que tinham conquistado, Juízes 1:28 diz que Israel "sujeitou os cananeus a trabalhos forçados; e não os expulsou de todo". Mas como isso poderia acontecer, se eles tinham sido totalmente destruídos?


SOLUÇÃO: Parece evidente que de início Josué conquistou a terra apenas como um todo, mas não destruiu literalmente todo vestígio dos antigos moradores. Primeiro ele passou por toda a terra e obteve as maiores vitórias, deixando as batalhas menores para aqueles que mais tarde se apossariam a região. Assim, a expressão "destruiu tudo o que tinha fôlego" ou é uma figura de linguagem expressando sua ampla vitória, ou é uma hipérbole com relação ao seu completo sucesso.
Entretanto, mesmo que tal expressão seja entendida mais literalmente, ela se completa com a frase: "sem deixar nem sequer um" (Js 10:40). Aqui nada se diz com relação aos que fugiram e só voltaram quando os exércitos de Josué rumaram para o norte, noutras batalhas. Sem dúvida, nesse ínterim, muitos dos cananeus retornaram e ocuparam suas habitações, e permaneceram como um espinho na carne do povo de Israel.




2) PORQUE DEUS PERMITIRIA JEFTÉ OFECER SUA FILHA EM HOLOCAUSTO?


JUÍZES 11:29-40 - Como é que Deus poderia permitir que Jefté oferecesse sua filha em
holocausto?


PROBLEMA: Antes de sair para a batalha contra os filhos de Amom, Jefté fez um voto ao Senhor, através do qual ele ofereceria a Deus, em holocausto, quem primeiro da porta de sua casa lhe saísse ao encontro, caso o Senhor lhe concedesse vitória sobre seus inimigos. Quando Jefté retornou, a primeira pessoa que saiu ao seu encontro foi sua filha, Ele recusou-se a não honrar o voto que havia feito.
A Bíblia, no entanto, diz com clareza que o sacrifício humano é uma abominação ao Senhor (Lv 18:21; 20:2-5; Dt 12:31; 18:10). Como é que Deus poderia permitir que Jefté oferecesse sua filha, e ainda relacionou-o entre os campeões da fé em Hebreus 11:32?



SOLUÇÃO: Muitos têm entendido que Jefté ofereceu a vida de sua filha ao Senhor, dada a
natureza inviolável de um voto feito a Deus (cf. Ec 5:2-6). E mais, observam que um holocausto
envolve o sacrifício de uma vida, e justificam esse procedimento tendo por base que um voto a Deus tem precedência sobre tudo o mais, até mesmo sobre a vida humana (cf. Gn 22). Deus é
soberano sobre a vida e a toma quando quer (Dt 32:39), como finalmente o faz (Hb 9:27).
Entretanto, por diversas razões, não é necessário admitir que Jefté tenha oferecido um sacrifício de morte. Primeiro, ele tinha consciência da lei contra o sacrifício humano, e se essa fosse sua intenção quando fez o voto, um sacrifício humano, ele saberia que isso teria sido uma clamorosa rejeição da lei de Deus.
Em segundo lugar, o texto não diz ter ele realmente matado sua filha como holocausto. Isto é apenas inferido por alguns porque ele tinha prometido que quem quer que primeiro saísse de sua casa seria oferecido ao Senhor "em holocausto" (11:31). Como Paulo mostrou, os seres humanos devem ser oferecidos a Deus como um "sacrifício vivo" (Rm 12:1), e não como sacrifício de mortos. É possível que Jefté tenha oferecido sua filha ao Senhor como um sacrifício vivo. Por todo o resto de sua vida ela serviria ao Senhor na casa do Senhor e permaneceria virgem.
Terceiro, um sacrifício vivo de perpétua virgindade era um sacrifício tremendo no contexto judaico daqueles dias. Fazendo alguém voto de perpétua castidade, e sendo dedicada ao serviço do Senhor, ela não poderia jamais ter filhos e assim dar continuidade à linhagem familiar de seBu pai.
Jefté agiu com muita honra e grande fé no Senhor, não voltando atrás em relação ao voto que ele havia feito ao Senhor seu Deus.
Quarto, este modo de ver a questão apóia-se no fato de que quando a filha de Jefté saiu para chorar por dois meses, ela não saiu para lastimar a sua morte iminente. Não, ela saiu e "chorou a sua virgindade" (v 38).
Finalmente, se ela tivesse de enfrentar a morte ao fim dos dois meses, teria sido muito simples para ela casar-se com alguém e viver com essa pessoa durante os dois meses que antecederiam sua morte. Não havia razão para a filha de Jefté lastimar pela sua virgindade, a menos que estivesse com a perspectiva de viver toda uma vida nessa condição. Com Jefté não tinha outros filhos, sua filha não se lamentou acerca de sua virgindade por causa de nenhum desejo sexual
ilícito.


3) COMO SANSÃO CONSEGUIU CAPTURAR 300 RAPOSAS?

JUÍZES 15:4 - Como Sansão conseguiu capturar trezentas raposas?


PROBLEMA: De acordo com Juizes 15:4, Sansão "tomou trezentas raposas; e, tomando fachos, as virou cauda com cauda, e lhes atou um facho no meio delas", "pôs fogo aos tições, largou-as na seara dos filisteus". Mas como poderia ele ter capturado tantas raposas assim?


SOLUÇÃO: E necessário lembrar que Sansão foi dotado de uma força sobrenatural. Embora a
passagem não descreva como é que Sansão foi capaz de capturar tantas raposas, certamente não é difícil acreditar que alguém que foi capaz de usar uma queixada de jumento para matar "mil homens" (Jz 15:15) pudesse capturar trezentas raposas sem problema algum.



Fonte: Livro Manual Popular - Duvidas, Enigmas E Contr. Biblia de Norman Geisler
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